O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Goa Trance

O Goa Trance é um movimento espiritual psicadélico que surgiu e se desenvolveu em Goa ao longo dos anos 60/70, mas já bastante difundido pelo mundo, cujo centro são festas de dança ao som de um tipo de música resultante da fusão da música electrónica ocidental com ritmos, melodias e sons tribais e orientais. Goa Gil é o grande Dj guru deste movimento, um americano de 48 anos que, em busca de espiritualidade, partiu para a Índia para praticar yoga e meditação.

"Quando actuo, [diz-nos o Goa Gil] toda a música e a comunhão que dela deriva deve elevar-se ao espírito cósmico. A musa divina deve descer à festa e abençoar-nos a todos. Isto foi o que os antigos xamãs e os demais grupos tribais de todo o mundo fizeram em tempos remotos. Eu limito-me a actualizá-lo."

"Goa Gil é considerado o buda dos ambientes lisérgicos e das viagens pelos confins químicos da mente e do espírito, capaz de transformar as festas onde actua em verdadeiros rituais cerimoniais a que ninguém é indiferente. Ou, tomando à letra o slogan mais conhecido, redefinindo o ritual tribal da dança para o século XXI".

www.supergoa.com

10 comentários:

Anónimo disse...

Não bastará a dança ? Serão necessários os químicos ?

Ana Margarida Esteves disse...

Os químicos são muletas para as almas que não sabem se entregar ...

Ana Margarida Esteves disse...

A minha preocupação é que estejam a criar uma pantomina da Dança Cósmica e a vendê-la como mercadoria ... Comerciando êxtase como bolinhos quentes, castanhas assadas ou sardinhas na praça ...

"Tudo o que é belo não é de vender."

Anónimo disse...

Que moralista ... Todo o Cosmos é uma troca, um intercâmbio e o comércio é apenas mais uma forma de intercâmbio ...

João Beato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Beato disse...

É natural que a dança basta por si só, sem químicos; haverá algo mais natural do que a dança? Contudo, estamos a falar de uma manifestação profundamente dionisíaca e xamânica e, como se sabe, no universo dionisíaco o "vinho" tem uma forte presença, quer seja em forma de álcool, canábis, LSD, cogumelos ou cactos alucinogénicos. Aliás, nas culturas em que ainda se fazem rituais xamânicos e em muitas escolas shivaítas essas substâncias têm o seu devido lugar consagrado. Tudo depende da consciência, pois onde há verdadeira espiritualidade, principalmente no mundo dionisíaco, os moralismos da sociedade deixam de fazer sentido: há quem goste de "vinho" e há quem não goste, mas nesse mundo o que não há mesmo é lugar para julgamentos; cada um é como cada qual e todos se respeitam e se amam. Dioniso é Dioniso, Espírito Santo é Espírito Santo, Festa é Festa, o que importa é que todos dancem, se entreguem e celebrem a Vida! Eu quero ver a humanidade toda a dançar!!

Anónimo disse...

Isso mesmo ! Eu também ! Este blogue devia ser era uma grande Festa ! E se dançássemos mais e ruminássemos menos palavras e conceitos !?...

Ana Margarida Esteves disse...

É interessante que os locais da Ásia onde os Portugueses se mantiveram por mais tempo se transformaram em locais de Festa ... Goa ... Macau ...

Unknown disse...

esse senhor ja meteu de todas e possivelmente de todos.

Anónimo disse...

Se serão necessários quimicos?? é obvio que são!!!! pensam que o estado de extase surge como? Quimicos lançados pelo nosso cerebro, em palavras mais resumidas... E quem fala no estado de extase, fala tambem em grande parte das emoções. Toda a nossa vida passamos por uma vasta interacção de quimicos produzidos pelo nosso cerebro, e a utilisação de substancias psicadélicas, grande parte nem fazem efeito diretamente, ou seja, grande parte apenas faz com que o cérbro lance os tais quimicos e essessim produzem o efeito. o que prova que se nos conhecermos a nós proprios suficientemente bem, conseguimos alcançar os efeitos desejados sem as ditas substancias.
Corrigindo a Ana, os quimicos exteriores são apenas muletas para quem nao se sabe entregar.