O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


domingo, 24 de fevereiro de 2008



(...) é no estado de loucura que a profetisa de Delfos e as sacerdotisas de Dodona têm proporcionado à Hélade inúmeros benefícios, tanto de ordem privada como pública, enquanto, no seu bom senso, a coisa de pouca monta ou nada se reduz o que fazem.


Platão, Fedro, 244b

4 comentários:

João Beato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Beato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Beato disse...

Pois, Platão, esse grande teorizador da ética... hummm...

Se alguém apanhar uma "granda moca", como faziam as sacerdotizas de Apolo, e com essa loucura resolver os problemas todos da humanidade, então isso é bestial.
Mas se alguém em estado (aparentemente) sóbrio entrar numa escola e dasatar aos tiros a toda a gente, como está agora na moda, então já é bem diferente.

Se calhar ainda estamos a confundir moral tradicional com ética... Na minha opinião, não é a loucura em si que é "boa" ou "má", é aquilo que fazemos com ela que pode ser libertador ou aprisionador. Quem diz "loucura", diz outras coisas que segundo a moral tradicional são rotuladas de "más", como as drogas ou o sexo. As drogas em si não são nem boas nem más, o modo como são consumidas é que pode ser construtivo ou destrutivo, e aí é que entra em acção a consciência ética, ou seja, a responsabilização pelos resultados das nossas acções.

João Beato disse...

"sacerdotisas", isto hoje está complicado, peço imensas deculpas...