O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O caminho da demente

O caminho da demente começou era ela adolescente. Até que um dia acordou, sonhou que tinha sido demente num hospital para crianças onde lhes ensinava umas danças de engate e de bonança com propensão para o refrão mais cinco pedras na mão. As crianças, doentes, com seus sete instrumentos, num hospital cheio de teias, atiravam aranhiços, centopeias como sinal de emoção. Uma criança mais douta, com enxoval já tratado, notou que "demente" é quem é prisioneiro de mente; outra criança, meio vesga, e mais saída da casca, discordou notando que isso não interessava nada, que o mundo acabava num instante antes mesmo de enfatizações. A demente, cansada, vestiu um fato de velha e foi vender sardinha assada não sendo, porém, época dela. Muniu-se de adjectivos para caracterizar a sardinha, não lhe restava senão adjectivos porque não havia sardinhas. Vendeu muitos adjectivos que se assemelhavam muito a sardinhas, eram pequeninos como a sardinha e esclarecedores como os adjectivos. A caminho da premência a demente morreu, retirou-se de cena, com uma congestão inexplicável, incompreensível, inexprimível, inigualável, foi o que deus lhe deu.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente ironia do que também tem sido este blogue... Perspicaz, como sempre !...

Anónimo disse...

este blogue? mas agora é tudo acerca deste blogue?! que blogue mais egocentrado!

Anónimo disse...

E sobretudo acerca da nossa propria ignorancia, cegueira e loucura. Enfim, da nossa propria condicao humana