O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O que é a motivação?

Perguntámos o que é a mente e, naturalmente, ninguém soube responder. Fizémo-lo porque, supostamente, tudo o que aqui pode encontrar provém da mente. Porém, isso mesmo provém por uma razão. Tudo, neste caso, provém porque há motivação para tal. Deveríamos então perguntar, paralelamente ao que é a mente, o que é a motivação. O que é a motivação?

4 comentários:

Anónimo disse...

Anónimo
A motivação advém duma disposição que podemos "querer" ter no momento que estamos a sós e queremos indagar donde parte o verdadeiro mundo.
Nasce naquele momento, cria-se uma espectativa.
Olhar o mar pode motivar-me a sonhar porque desperta uma reminiscência em mim.O sublime.
A musica dos pássaros.O despertar dum leve encontro comigo mesmo.

Pode desvanecer-se esta intenção quando o vento empurra a areia e aloja-se nos olhos que contemplam o Belo, logo lá se vai a motivação e dá lugar a uma grande "desmotivação"...

à escuta da rosa disse...

Não (saber) responder pode ser a resposta.
Quanto à tua pergunta: nunca ouviste falar da rosa que é "sem porquê" ? Ouço-a agora dizer: "Sem quê, nem porquê, nem para quê".

JoanaRSSousa disse...

é uma pré-disposição para...

por exemplo, hoje estou pré-disposta a ver o meu Benfica ganhar ehehehe

Anónimo disse...

É pá, isso é que é pior !...