O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A verdade

A verdade é que acordamos, diariamente, arranjamo-nos (o que quer que isso seja...) e vamos para os nossos trabalhos, não sem antes termos um ou outro pensamento sobre o que quer que seja. Trabalhamos, almoçamos e voltamos a trabalhar. Ao fim do dia, saímos do trabalho, e procuramos um momento de repouso, que nos faça esquecer tudo o que fizemos durante o dia ou que, pelo contrário, nos permita lembrar o que ficou por fazer.

O tempo para sermos para nós próprios é, mais do que escasso, raro.

Sobram-nos as poucas horas mortas do fim do dia ou da noite, os fins de semana. A vida, de facto, não é normalmente vivida como uma festa, devido às nossas obrigações para com quem trabalhamos ou para com o que fazemos profisisonalmente. Quando penso no Paraíso, lembro-me sempre daquela parte do filme "Colateral" em que o taxista mostra à sua cliente uma fotografia que guarda e vê sempre que se sente em desarmonia com o todo de que é parte.

Para mim, o Paraíso não é uma festa, para a qual todos estão convidados, um jardim de delícias, mas apenas a realização de mim naquilo em que me quero realizar. O Paraíso é, mais do que religação, realização, na medida em que cada momento é diferente dos anteriores. É possível atingi-lo? Nem que por breves momentos. Mas mais, é possível? Penso que sim, mas ainda não cheguei lá.

Um bem haja para todos.

Sem comentários: