O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 13 de março de 2008


@GaleriaMatosFerreira, Lisboa

6 comentários:

Ana Margarida Esteves disse...

O Fernando Pessoa ao colo de Santo Antonio.

Quem e o autor dessa obra-prima?

ja agora, que tal aumentar essa fotografia, fazer um cartaz daqueles com um pau para segurar como se faz para as manifs e irmos com ela todos contentes para as Marchas de Santo Antonio em Lisboa:-D?

Anónimo disse...

Fernandinho, Fernandinho...
se tu soubesses...
Escreverias uma quadra:

Ó meu rico Santo António
Ó santinho meu irmão
Esta gente do "demónio"
Prega comigo no chão.

desculpem a rima...

Anónimo disse...

:))))))
belo sentido de humor álvaro!

ana, não me recordo do nome do artista, mas está fantástico!

Ana Margarida Esteves disse...

E realmente uma escultura deliciosa;-) ...

Anónimo disse...

Santo António de Lisboa
Nascemos no mesmo dia
Levas ao colo o Pessoa
E a pessoa nem sabia.

Da cor do barro pintado
Tenho o meu coraçãozinho
Levas-me o corpo no barro
E eu no barro levo o vinho.

Se Lisboa imaginasse
O cortejo que aí vinha
Deitava do céu abaixo
Uma chuva lavadinha

De quadras tantas que fiz
Nenhuma floriu no vaso
António, o que é que me diz
- Será agora que eu caso?

Agora uma do próprio (Pessoa)

«O moinho de café
Mói grão e faz dele pó.
O pó que a minh'alma é
Moeu quem me deixa só.


:) para a colecção

luizaDunas disse...

Gostei muito da estatueta, Joana. Fernando Pessoa é menino no dia de Santo António...