O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 18 de março de 2008

Que são os nossos corpos senão muralhas construídas por milénios de medo, que uma só carícia certeira pode desmoronar ?

6 comentários:

Anónimo disse...

ora bem, mais nada.

Anónimo disse...

É o corpo, «construído» por medo?

Anónimo disse...

Este corpo grosseiro é construído pela fuga da mente ao infinito e mantido pelo medo de lá voltar... Pelo medo de voltar ao corpo luminoso e imponderável que Eros desperta...

luizaDunas disse...

Casto Severo,
... certeira, uma só carícia desmaterializa tudo. Mas para ser certa e acertar terá de vir (por meio) de um corpo des.temido.

Anónimo disse...

Aaaahhh!!! Casto Severo !

Tocaste-me... Aaaahhh!!!

Desfaço-me, desfaço-me, desfaço-me...
desfaço...
desfa...
des...
...

Ana Margarida Esteves disse...

Costo Severo, estou a ver que andas em boa companhia ... Wilhelm Reich, Roberto Freire ... E que descobriste que a distincao entre "corpo" e "espirito", "identidade" e "totalidade", "masculino" e "feminino", "belo" e "feio" e das ilusoes mais nocivas que a nossa cultura demencial alguma vez inventou. Por favor, continua a desinquietar-nos.