O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 13 de março de 2008

Sobre o apego e a fruição da realidade

Muito neste blogue se tem falado do apego.

Supostamente é uma coisa má.

Pergunta-se: como viver sem apego?

Respondo que não sei mas que, para que vivamos desapegados, teremos de viver desapegados da ideia do desapego, caso contrário estaremos apegados a ela e perguntaremos, a cada passo que dermos: estarei apegado?

A solução não é viver com a ideia do desapego na cabeça mas, penso, viver sem ideia alguma pré-concebida na cabeça.

Fruir o tal sabor, que é saber, da realidade que não é "realidade" mas algo indizível.

3 comentários:

Paulo Borges disse...

É isso. Desapegar-se de tudo inclui o próprio desapego. Por isso renúncia e aceitação total coincidem. Dessubjectivemos: deixemos ser o que não tem nome.

Anónimo disse...

Anónimo
Camélia
Será que é possivel conseguirmos chegar totalmente a esse estádio?

Somos seres que precisamos de viver em sociedade, como anular totalmente o desapego...

Cada ser tem sempre algo que o distingue do seu semelhante por isso é unico, ou então seriamos todos homógeneos, sem identidade.

Felizmente que a cada ser humano é lhe doado um nome à nasçenca que deve ser sempre estimado ao longo da nossa existência efémera.wm

Anónimo disse...

Ah, que prazer não ter ser nem ter nome ! Como deve ser chato pensar que se tem isso tudo !...