O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 7 de abril de 2008

Batota Dupla* ou só para dizer que ainda existo

Das janelas calafetadas ( Over de afgedichte ramen, traduçao de Arie Pos)

Na tua casa todas as janelas são calafetadas.
Têm fitas adesivas
siliconizadas
para reduzir o coeficiente de atrito

de tracção

Fecham sem deixar abrir a janela.

Mesmo assim
quando chove

os caracóis marcham deslizando suavemente pelos vidros.
Deixam uma caligrafia viscosa que me arrepia.
- Grito
horrorizam-me os caracóis.

Eles assustam-se
recolhem os seus pauzinhos

estagnando na tua vidraça calafetada.


O seu rasto viscoso permanece nos vidros da tua janela
nas madeiras envernizadas
nas carpetes densas
nos meus pés nus
no meu pescoço


E eu grito
os vidros racham-se.

E eu grito
porque sinto o caracol no meu pescoço,
a subir pela nuca
deixando o seu rasto viscoso
no meu pescoco.


Tu apaziguas-me
dizendo que as janelas estão calafetadas
siliconizadas
os caracóis amedrontados

e o rasto viscoso é apenas o da tua língua
no meu pescoco.



De como as tuas janelas calafetadas não me protegem de arrepios.

in Joana Serrado, Emparedada Uit de Muur Hendrik de Vriesstipendium 2008

*Publicidade à obra futura e preguiça de escrever post, portanto cópia directa da minha Botânica

11 comentários:

Anónimo disse...

hum ... aaahhh ... uma "língua no meu pescoço" ... aaahhh! Fecho os olhos ... "take my breath away" ...

Anónimo disse...

hummmm... aahhh... um pescoço na minha língua... ummmhhhh.... Um pescoço de caracol na minha língua de formiga... uummmmhhh !!!... Batota dupla !

Ana Margarida Esteves disse...

Fortíssimo. Parabéns.

Mostra o quanto o contacto físico se torna repugnante quando os corações se fecham.

Anónimo disse...

A verdadeira poesia dissolve o poeta e o poema.

Anónimo disse...

E o Amante Formigo dissolve-me ...

Joana Serrado disse...

o que aqui anda... ai estes amantes...

que engraçado, Ana M., nunca tinha interpretado dessa maneira...Tens razão. (O "eu lírico" ainda está pior do que eu pensava!)

o que é mais engraçado - ou menos - é que eu tenho mesmo horror aos caracóis. Os meus piores pesadelos são com caracóis.

(Não tenho salvaçao possivel, pois nao?)

Ana Margarida Esteves disse...

Engracado ... Os meus piores pesadelos em crianca eram com aranhas e adoro comer caracois no inicio do Verao;) ...

O teu eu lirico esta excelente, por favor nao te subestimes.

Bjs,

A

Anónimo disse...

Horror a caracóis !... Então porquê, Joaninha ?

Os caracóis são criaturinhas tão pacíficas.

Há salvação: vai até ao campo, ou a um jardim, um muro e, atentamente, segue os seus percursos lânguidos e indolentes... sem nada fazeres, observa apenas os seus movimentos, deixa-te levar por eles, sem juízos disto ou daquilo... Já sossegada, "apaziguada" permite que deslizem suavemente na tua mão, não faças nada, sente-os apenas... experimenta isso. Resulta.

Nunca mais terás horror a caracóis... nunca mais os verás da mesma maneira...

Anónimo disse...

"Adoro comer caracóis" !? Cozidos vivos !...

Ana Margarida Esteves disse...

Sim, eu sei, aind atenho muito a evoluir no que diz respeito a etica alimentar:-( ...

Os meus habitos alimentares sao tipicamente Tugas ... Sardinhadas, bacalhoadas, caracoladas ... Esta a levar tempo para me desfazer deles ...

Anónimo disse...

Ana Margarida,

A propósito de caracóis, outros seres e certos hábitos alimentares...

Uma dica: passa pelo site da
União Budista Portuguesa
(www.uniaobudista.pt)
e, em Actividades, ao fundo da página encontras um excelente texto:
"O Significado da Libertação dos Animais".

Vai, lê devagar... não faças como eu que nem sequer tinha reparado que comias caracóis.