O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 3 de abril de 2008

“Darum bitten wir Gott, dass wir “Gottes” ledig werden” [“Por isso rogamos a Deus que de “Deus” sejamos livres”] - Mestre Eckhart

15 comentários:

Anónimo disse...

Rogo-te, Senhor, que me livres de ti, ou seja, do meu imaginar-te, trocando por uma forma e uma ideia o Sem Nome !
Rogo-me que de mim me livre !

Ana Margarida Esteves disse...

É por essa razão que, no Judaísmo, o verdadeiro nome de Deus é secreto.

Ana Moreira disse...

Deus o super ego, a última fronteira do conhecido. Depois dele( atingida a liberdade da forma, da palavra, do conceito) a equanimidade absoluta, a fusão compassiva de tudo no todo. Desvendar a geometria do diamante, o ponto para onde todos os vectores convergem, onde a luz se potencia para nos cegar de amor. O regresso a casa.

Ana Margarida Esteves disse...

"O Oriente mais a Oriente do Oriente"

Fernando Pessoa

Anónimo disse...

O que vocês são é uns ímpios que não suportam Quem vos transcenda porque isso é que realmente põe em causa o vosso ego e a sua pretensão à auto-suficiência !
Aprendam a humildade, porque é de húmus que somos feitos: da terra viemos, à terra tornamos.

Graças a Deus !

As tese de Eckhart foram condenadas, e bem, pelo Papado.

Anónimo disse...

Caro anónimo, pode haver transcendência se houver quem transcenda ? Eckhart viu que "Deus" não é um ente e que, por isso, não "existe". Daí tê-lo também designado como "Nada" (Nichts).

Por essas e por outras sou "Ateu graças a Deus" !

Anónimo disse...

"Deus: o único ateu perfeito"

Anónimo disse...

«Es más necesario para el alma perder a Dios que perder a las criaturas… el alma honra más a Dios estando limpia de Dios… a ella le queda ser algo que él no es… morir a toda la actividad denotada por la naturaleza divina si ella ha de entrar en la naturaleza divina donde Dios está completamente vacante… ella pierde la posesión de sí misma y siguiendo su propia vía, no busca más a Dios»

Anónimo disse...

Caro Obscuro, pode esclarecer de quem é esta citação ?

Anónimo disse...

Posso, claro, do mesmo Mestre Eckhart.

Anónimo disse...

Quanto à impiedade e à condenação papal não estou de acordo com o anónimo. Concordo quanto ao resto: egos que pretendem ser auto-suficientes não suportam o que os transcende, por isso muitos se satisfazem com um ateísmo essencialmente intelectual do que propriamente espiritual. Necessário será dizer, contudo, que também há muita superficialidade e acomodação egóica nos teísmos tradicionais.

Há falta de humildade, sim senhor, também estou de acordo.

Anónimo disse...

Está visto que com deus ou sem ele vai dar ao mesmo, acho que não é isso o mais importante. Até pode ser com deus e sem ele ao mesmo tempo, não vejo porque um deva necessariamente excluir o outro... A humildade falta sempre, nunca é suficientemente suficiente.

Anónimo disse...

Pergunta parva (se calhar nem é):

Se Deus não existe, porque diabo passamos a vida a falar dele ?

Anónimo disse...

Passar a vida a falar de algo não garante a sua existência... Também passamos a vida a falar de nós próprios e nada garante que existamos. Não passamos a vida a falr do nascer e do pôr do sol ? E não está ele imóvel ?... Porque é que isso acontece ? Talvez sejamos parvos.

Anónimo disse...

Entendi. Tu percebes destas coisas... até pretendia colocar-te mais umas questões... mas não o farei porque Paulo Borges já respondeu a parte delas num post acima em resposta à Margarida.