O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 17 de abril de 2008

Fernando Pessoa e Jean-Yves Leloup - 21 e 22 de Abril

Caros Amigos,

Chamo a atenção para as conferências que decorrem no Auditório 1 do Edifício 3 da Universidade Católica. Aí falarei no dia 21, 2ªfeira, pelas 17 h, sobre "A Questão de Deus em Fernando Pessoa".
Recordo sobretudo a presença de Jean-Yves Leloup, no Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Cidade Universitária), no dia 22, 3ª feira, pelas 18 h, para uma conferência sobre "O Peregrino Russo: antropologia do hesicasmo e diálogo entre as religiões". A entrada é livre e haverá tradução para português. A não perder !

1 comentário:

Anónimo disse...

Na terça vamos... na segunda, às 17:00H, é difícil marcar encontro com Fernando Pessoa... estamos muito ocupados. Desculpa lá, Fernando !