O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 23 de maio de 2008

o Cavalo



“O cavalo é a montada, o veículo, do homem peregrino, conduzindo-o por entre as escarpas das vastidões terrenas. Ele representa a sensualidade e a emoção, estando muitas vezes conotado precisamente com o elemento Água. Ele é a força fecundante. No Bhagavad-Gita, os cavalos são associados aos sentidos que é necessário primeiro, apurar e adestrar, e depois, dominar- para a glória do espírito.

Frequentemente o cavalo assume uma simbologia de purificação e de transcendência espiritual - quando sugere, justamente, a necessidade de dominação das forças inferiores e crónicas.”


7 comentários:

Anónimo disse...

Um cavalo de fogo surge no horizonte. A sua beleza está na força e no poder do seu caminhar.
Na certeza de que há um chegar, um alcançar. Prenúncio de boa colheita de espírito ou de pão.
- Deméter era representada com cabeça de cavalo. Guia nocturno das almas ou guiado pelo cavaleiro pelos caminhos da terra, o cavalo representa o espírito indómito, mas também a mansidão o domínio das emoções e da pura senda.

luizaDunas disse...

Pura senda, pura seda, quando seguimos o nosso verdadeiro pulsar. Ontem li sobre Thélème...

Anónimo disse...

Está aberta a explicação por que gosta Isabel de cavalos...podem continuar...obrigada por tanto me ensinarem e abrirem tanta planície para galopar. Os cavalos devem ter qualquer coisa de pássaro... não deve ser por acaso que no imaginário infantil uma das minhas figuras predilectas era um cavalo azul com asas que a minha mãe inventava nas histórias que narrava...E que ainda não sei onde o foi ela buscar...encontrar...
Um sorriso aos dois

Anónimo disse...

"Viajar em auto é correr mundo, a cavalo num relâmpago."

Teixeira de Pascoaes, "Duplo Passeio"

Li agora mesmo e vim dizer que vou então viajar a cavalo, ou voar no cavalo. Fiquem bem.

Anónimo disse...

Segui no trilho dos cavalos e encontrei o «qualquer coisa de pássaro»

«Cavalos já foram pombos
de asas de nuvem.»
Domingos Carvalho da Silva

«Com que asas voará o cavalo alado
Se lhas dizem impossiveis?»
José Álvaro Afonso
...
Vou com as ondas,
Até logo

Anónimo disse...

E o lungta, o cavalo de vento ? Alguém conhece o que tem em si, a montada do espírito ?

Anónimo disse...

Interrogativo: pergunte ao Google