O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 5 de julho de 2008

Pacto

Amemos o impossível, porque é o único que nunca nos não pode decepcionar.

7 comentários:

Unknown disse...

Pac(t)o de Lúcia? :)
A lesma levou mesmo à letra o que dizes: amar a impossível chama.

Anónimo disse...

Lindo :)

Unknown disse...

É a noite que contém o dia, o corpo que contém a mente, o sentimento que contém o pensamento, o ser que contém o estar, a mulher que contém o homem. O pensar acontece dentro do sentimento, não pode compreendê-lo: compreender a existência através do pensamento nunca pode ser feito realmente, visto ser ela o sentimento exteriorizado. Só sentindo-a isso é possível: fundindo-se nela.

Anónimo disse...

O corpo contém a mente !? Como pode o limitado conter o ilimitado, o material conter o imaterial ?...

E quem te leva a ver tudo isto não é o pensamento ? Sentir não é já pensar ? Pensar é cuidar, estar atento... Pensar não é ter pensamentos... Pode-se pensar em silêncio exterior e interior...

Unknown disse...

Pois... é que eu não acho graça ao que não existe... e pensamento sem corpo está morto...

Anónimo disse...

Será que o corpo existe ? E de onde vem a aparência do corpo senão do pensá-la como tal, como corpo ?... De onde pode vir o visível senão do invisível ? Morrendo o corpo fica o pensamento vivo, capaz de gerar outro corpo.

Unknown disse...

A aparência não vem (só) de pensá-lo, vem de senti-lo.
Eu não nasci de um pensamento, e, tal como eu, acho que ninguém.
A questão é ver, o que é o pensamento - do modo inteiro, é resultado de quê, da mente? e o que é a mente, não é a síntese do que é sensitivo com a razão?