O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 2 de julho de 2008

Stalker 1979 de Andrei Tarkovsky



What was it? A meteorite? A visit of inhabitants of the cosmic abyss? One way or another, our country has seen the birth of a miracle - the Zone. We immediately sent troops there. They haven't come back. Then we surrounded the Zone with police cordons... Perhaps, that was the right thing to do. Though, I don't know...''


the journey of three men travelling through a post-apocalyptic wilderness called the Zone to find a room with the potential to fulfil one's innermost desires.

2 comentários:

Ana Margarida Esteves disse...

O mais extraordinário deste filme é mostrar o como os seres humanos tendem a recuar quando têm a possibilidade de ver os seus desejos mais queridos e profundos tornarem-se realidade.

Haverá uma tendência auto-destrutiva inata ao ser humano?

Anónimo disse...

STALKER - Cannes 82 Prémio do Júri Ecuménico.
Se houvesse uma família cinematográfica a que se possa pertencer, seria a de Einstein e Dreyer. O estilo onde a máxima complexidade é sinónimo da maior simplicidade, a mesma depuração formal, o mesmo sentido transcendente da imagem.

Manuel Cintra Torres

Um professor, um escritor, um guia e um quarto.