O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Para a Anita (ainda Pessoa)




"Se não fosse o sonhar, o viver num perpétuo alheamento, poderia, de bom grado, chamar-me um realista, isto é, um indivíduo para quem o mundo exterior é uma nação independente.
Mas prefiro não me dar nome, ser o que sou com uma certa obscuridade e ter comigo a malícia de me não saber prever.
Tenho uma espécie de dever de sonhar sempre, pois não sendo mais, nem querendo ser mais, que um espectador de mim mesmo, tenho que ter o melhor espectáculo que posso.
Assim, me construo a ouro e sedas, em salas supostas, palco falso, cenário antigo, sonho criado entre jogos de luzes brandas e músicas invisíveis."


Fernando Pessoa

Quando me dedicaram este texto, numa fita de final de curso, há uns anos atrás, guardei-o no coração.
Agora, dedico-o à Anita*

11 comentários:

Unknown disse...

:) eu tenho esse texto em mim pela voz da Maria Bethânia - para não variar.
Como Pessoa, teimo em ser ainda a encenadora do meu espectáculo, e/ou, que o espectáculo seja o do Amor Real. Timidamente ouso. Pois sei que... "não sou a única a olhar o céu" ;)

Beijo-te com carinho.

Unknown disse...

http://br.youtube.com/watch?v=as18WD321eU&feature=related

Pa'Ti! Vinda da Nossa Bahia-Mar...

Unknown disse...

(cantada por Portu-Gal Costa) :P

Unknown disse...

http://br.youtube.com/watch?v=E2vMjJPbrio&feature=related

Opah e esta... :)

Paulo Feitais disse...

É.
A nossa vida é nossa! Quando nos esquecemos disso está tudo acabado.
E a vida não se partilha, nem se espartilha, comunga-se.
E o Sonho, o Poema no qual somos em verdade, é o que há de mais próprio no que somos. E é verdade que não somos os únicos a olhar o céu, mas o nosso olhar é precioso, único, insubstituível.
Neste sentido o amor só pode ser vivido com realeza.
:)

Semente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Semente disse...

Anita,

Obrigada pelas músicas lindas :)
Adorei!

Ousar encenar o nosso espectaculo de vida não é para todos, de facto. mas devia SER!!!

Paulo,
o mar onde vivo e as ondas e todos os seres que me acompanham
ajudam-me a construir as tais sedas e as luzes e a música. Fazem parte do meu espectaculo.
São ele comigo, e eu sou eu com eles*
A comunhão é Amor, sim. Sem dúvida.
Sem dúvida que os Amo*

Unknown disse...

http://br.youtube.com/watch?v=caicY8FKjVI&feature=related

Esta é-me muito especial...
conheci-a ao vivo a bordo de um barco... pelas costas de Vera Cruz.

Unknown disse...

http://br.youtube.com/watch?v=caicY8FKjVI&feature=related

Esta é-me muito especial...
conheci-a ao vivo a bordo de um barco... pelas costas de Vera Cruz.

Unknown disse...

(Parece cantada mesmo para sereias... ihih)

Semente disse...

É linda!
Obrigada, Anita.

Beijos de Sereia* da beira do Mar do Amor
:)