O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 29 de setembro de 2008

caríssim@s serpenti@s


Serve o presente post para vos apresentar o meu mais recente projecto na área de Filosofia para Crianças e Criatividade.
«A Casa da Juventude de Odivelas vai acolher o Espaço PHI – Filosofia para Crianças, no decorrer do mês de Outubro.O Espaço funcionará para crianças e adolescentes, mas também para ospais e educadores. No caso dos mais novos, serão encorajados a falar,a ouvir-se e a discutir ideias, desenvolvendo as suas capacidades deraciocínio e de pensamento. A Filosofia para Crianças é, também, uma ferramenta de auxílio para pais e educadores, permitindo conversar comas crianças, responder às perguntas mais difíceis e ajudar no processode compreensão do mundo que as rodeia.

«Filosofia é trabalhos do pensar»
Sessões práticas de Filosofia & Criatividade para crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos
1- 08 de Outubro
2- 15 de Outubro
3- 22 de Outubro
4- 29 de Outubro
Horário: Quartas-feiras, das 18h15 às 19h15

«Filosofia, Criatividade & meia dúzia de chapéus às cores»
Workshops para pais, professores e educadores
Workshop I – 18 de Outubro (sábado) – 10h00 às 12h00 e das 13h00 às15h00
Workshop II – 27 e 28 de Outubro (semana/pós-laboral) – 18h00 às 20h00
As inscrições são aceites na Casa da Juventude de 15 de Setembro a 06de Outubro.
Contacto: 21 932 04 80

Visitem aqui:

3 comentários:

Unknown disse...

Joana, não conheço essa filosofia, mas suponho que se colocar os pais a aprender mais com os filhos é uma filosofia que mora desde sempre em todos nós... e que pede por ser des-coberta.*

JoanaRSSousa disse...

:)
a minha ideia é essa...

«ensinar» estratégias para pensar bem!

Unknown disse...

é quase como re-cor-dar.
Força serpentina!