O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 16 de setembro de 2008

Meu Amor, meu Amor

"Meu amor, meu amor,
Meu corpo em movimento,
Minha voz à procura,
Do seu próprio lamento.
Meu limão de amargura,
Meu punhal a escrever*,
Nós parámos o tempo,
Não sabemos morrer.
E nascemos, nascemos,
Do nosso entristecer.
Meu amor, meu amor
Meu pássaro cinzento,
A chorar a lonjura,
Do nosso afastamento.
Meu amor, meu amor,
Meu nó de sofrimento,
Minha mó de ternura,
Minha nau de tormento.
Este mar não tem cura,
Este céu não tem ar,
Nós parámos o vento,
Não sabemos nadar.
E morremos, morremos
Devagar, devagar"
Ary dos Santos, Amália Rodrigues

|*e/ou crescer...|

2 comentários:

Unknown disse...

Quanto mais oiço esta música do Povo, mais dou de beber à minha dor, mais me entristeço... mais choro e renasço.

Não, não é a dor que me apraz, é atravessar este tormentoso mar, é percorrer de vez esta distância angustiante que me salva da morte que esta vida constantemente perdida em mim me provoca.

É do fundo desta dor que o Meu País nascerá, da busca desse Amor Eterno que teima em não morrer, mesmo que condenado a não poder viver como só ele sabe viver: fundido com a sua própria imensidão... de tempo e espaço...

Ana Margarida Esteves disse...

Meu Amor
Meu Amor
Minha estrela da tarde
Que o luar te amanheca
E o meu corpo te guarde

Meu Amor
Meu Amor
Eu nao tenho a certeza
Se tu es a alegria ou se es a tristeza.

Meu Amor eu nao sei
se o que digo e ternura
se e riso
se e pranto
(...)

Sei esta cancao do Carlos do Carmo quase de cor;-) ...