O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O que é começar bem?


7 comentários:

rmf disse...

O bem...

(Silêncio)

O que bem...

(pausa)

Começar!

(Silêncio)

O que é bem?
O que é começar bem?
O que é começar?

(pausa)

O que começar?

(Silêncio)

O bem começar...

Se Samuel Beckett fosse vivo... dar-me-ia força para continuar o exercício ou um valente puxão de orelhas por brincar com a ciência do absurdo (que está por detrás) das palavras.

À espera de Godot, início do primeiro acto... qualquer coisa como isto:
Estragon - Nada a fazer.
(pausa)
Vladimir - Começo a ter a mesma opinião. Toda a minha vida tentei resistir, dizia para mim mesmo, Vladimir sê razoável, ainda experimentaste tudo. E recomeçava a luta. (pausa) Cá estás tu outra vez!
Estragon - Estou?

.
.
.

O que é começar bem?

Só esta imagem e dar-se o início do espectáculo... que, quando se começa bem se pode acabar da mesma forma.

Começar bem... é a ilusão que nos é proposta pelo cérebro aquando de um fim no presente que resume um início passado.

Custou mas foi... esta é a minha resposta!

Um abraço

Unknown disse...

É não querer saber o que é começar bem ou mal.

Apenas começar...

Unknown disse...

(de preferência, sempre)

Unknown disse...

e beijinho, Joaninha voa-voa.

JoanaRSSousa disse...

Eu acho que se começa sempre bem. Porque começar é... «FIXE»

beijinhos bons

Unknown disse...

:) sim, a aurora é bela todos os dias.

rmf disse...

Peço desculpa a todos os que leram esta passagem de,
À espera de Godot.
Só agora reparei num pequeno gigante pormenor do meu erro, ou gralha (para me desculpar...)

Leia-se... Começo a ter a mesma opinião. Toda a minha vida tentei resistir, dizia para mim mesmo, Vladimir sê razoável, ainda "não" experimentaste tudo. E recomeçava a luta. (pausa) Cá estás tu outra vez!

Faltava apenas e só um muito grande... não!

Ever tried.
Ever failed.
No matter.
Try again.
Fail again.
Fail better.

Samuel Beckett