O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 12 de novembro de 2008

nexo

nos EUA
50 000 anos depois da Europa
o sapiens - que é a maioria de nós próprios hoje -veio precisamente de África.

Não do Quénia-
da Etiópa, de Rift, ou de lá próximo.

Obama talvez seja
um regresso às origens da civilização

2 comentários:

rmf disse...

Platero, e eu pergunto, ou melhor pergunto-me qual será o proveito que a civilização tirará desse retrocesso? Porque entendo que está associado a um regresso.
A história Norte-Americana, desde há alguns anos a esta parte tem-se escrito por ciclos Republicano-Democratas... Os primeiros promovem... Os subsequentes remedeiam. Será essa a fórmula mágica que esconde a verdadeira razão pela qual? Não sei. E esperanças, tenho poucas. Continuam a fazer de cavalo de batalha as energias e a economia (esqueçamos por breves momentos a guerra). Claro, a melhoria das condições de vida, a educação, a saúde estão sempre no topo da lista... na lista do discurso prosaico minuciosamente delineado para inspirar multidões!
Lembrei-me agora deste parêntesis... Há dois ou três anos descobriram-se novas jazidas de petróleo ao largo de São Tomé, jazidas essas em cuja exploração tornaria "em menos de um ai" a população deste arquipélago, como direi, multimilionária! Que exagero... ao menos lhe tirassem a fome... A promessa foi feita, a sociedade espera...
Enquanto a sociedade moderna assentar a sua projecção económica em energia (não renovável) não haverá quaisquer perspectivas de sustentabilidade. E toda a gente sabe, que os combustíveis fósseis são energia do passado... de um passado médio-orientado...
Em tom de piada :)... O movimento perpétuo é uma realidade. Porque razões continuam a intoxicar-nos e iludir-nos com fumo?

Um abraço Platero.
Espero ler mais opiniões em relação à sua afirmação com um leve toque de dúvida... :)

Anónimo disse...

A origem da civilização é a recusa de Deus e da felicidade.