O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 18 de novembro de 2008

"Tal como um homem enlaçado pela sua amante nada mais sabe do exterior nem do interior..."

"Tal como um homem enlaçado pela sua amante nada mais sabe do exterior nem do interior, assim este indivíduo enlaçado pelo atman [...] nada mais sabe do exterior nem do interior. Tal a condição suprema onde todos os seus desejos são satisfeitos, onde não mais deseja que o Si, onde os seus desejos se desvanecem, onde não conhece mais o desgosto... Aí um pai já não é um pai, uma mãe já não é uma mãe, os deuses já não são os deuses, os Vedas já não são os Vedas, os mundos já não são os mundos. Aí, um ladrão já não é um ladrão, um abortador já não é um abortador, um Candala já não é um Candala, um Paulkasa já não é um Paulkasa, um asceta já não é um asceta. Aí, as suas boas e más acções já não mais o seguem, pois ele se mantém então para além de todos os sofrimentos do coração"

[Candala e Paulkasa são duas categorias de "intocáveis" ou sem-castas na sociedade indiana]

- Brhadaranyaka-Upanishad, IV, 3, 21-22.

13 comentários:

Anónimo disse...

Será isto que inconscientemente se deseja na união amorosa e sexual?

Anónimo disse...

É isto que deseja o desejo. Mas isso não o converte ainda em amor.

Anónimo disse...

Abram mas é a pestana e tenham fé no insípido. Pode ser que na calada da noite ele nos segrede alguma coisa especial. Ainda assim, continuem a acreditar no Pai Natal. Afinal ele existe!

nas asas de um anjo disse...

lembro-me q ler esta obra, com o Prof Carlos Silva foi, para nós, algo de tão estranho...mas com o seu quê de fascinente!

atman, a alma indivuidual...q se pretende liberta, iluminada, para ser feliz...diante/com/pelo/no brahman.

(sempre bom ler os comentários aqui postados!)

nas asas de um anjo disse...

fascinante (rectificando)

Anónimo disse...

A realidade é sempre estranha.

nas asas de um anjo disse...

concordo!
e ainda bem...

Anónimo disse...

Mas estranhar a realidade não significa ser irreal?

Anónimo disse...

Irreal não será a ideia de realidade!?

nas asas de um anjo disse...

irreal são tantos humanos q não estranham a realidade, isso sim, pois não se inquietam, não se questionam, não ponderam criticamente!

Anónimo disse...

O que é então a realidade?

Anónimo disse...

É o que há antes de o pensares.

Anónimo disse...

Sonho-me.