O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cinema Paraíso

À Anita, à Saudades, à Isabel Santiago, ao Paulo Borges, ao Paulo Feitais, ao Platero e à Luiza Dunas. E às imagens de Tamborim e de Soantes.

Se tiver de haver um motivo para esta dedicatória... que seja porque vocês são muitas vezes o 'meu' Cinema Paraíso, com as vossas palavras e imagens. Não sendo do tempo do verdadeiro Cinema Paraíso... Este é o que tenho e me faz sonhar.
A todos, OBRIGADA* Espero que gostem





Era uma vez um rasgo de magia
Dança de sombra e de luz
De sonho e fantasia
Num ritual que me seduz
Cinema que me dás tanta alegria

Deixa a música crescer nesta cadência
Na tela do meu coração
Voltar a ser criança
E assim esquecer a solidão
Os olhos a brilhar numa sala escura

Voa a 24 imagens por segundo
Meu comovido coração
Aprendeu a voar
Neste Cinema Paraíso
E eu trago no olhar
E também no sorriso


Dulce Pontes & Ennio Morricone

5 comentários:

Anónimo disse...

Se soubesse escrever a lágrimas deixá-las-ia para ti. Com elas te escreveria um rio e com ele chegaria ao mar. Nas minhas lágrimas deixaria as estrelas e os búzios da Sophia e a voz da Natália criar remoinhos, depois deixar-me-ia dormir no fundo. Nas areias mais fundas no lugar das memórias intocáveis. Foi para aí que este filme me conduziu. Gosto muuuuuuito do filme e gosto muito da voz da Dulce Pontes e gosto muito de todos aqueles a que me reuniste nesta dedicatória e de todos os outros. Quem viu o "cinema paraíso" sabe que amar é melhor do que não amar.
Pois é!
OBRIGADA. Como se diz obrigada escrito a lágrimas?! Um beijo.

Anónimo disse...

Pois também vim ao cinema, Sereia, porque um filme visto do fundo do mar, pelos olhos da Sereia e com personagens por ti escolhidas para representar o 'teu' Cinema Paraíso: filme com os sem guiões das nossas pobres falas, resulta num prazer enorme, com a vantagem de contracenar com os a quem já chamo de amigos, irmãos e irmãs. Vamos então ao filme: Acção!

Opss! lá caiu outra vez a máquina à água. Também vi o filme e gostei do beijo, lembrei-me quando os dava, no cimema. Que antiga, que sou!!

Um mergulho ao fundo, fundo do teu mar, sem óculos e sem escafandro.

Uma "barbatanada" ao de leve, Sereia. Só tu, para seres o 'meu' paraíso e o meu riso.

Beijos.

Anónimo disse...

Da minha parte é uma honra povoar tão venturoso universo!Grata e beijinhos.

Unknown disse...

Então quando é que são os ensaios para o filme, Sereia?
:)
Beijinhos, Sra. Realizadora.

Paulo Borges disse...

Muito grato, Sereia! Desculpe e desculpem não comentar mais e melhor tudo de bom que aqui publicam, mas vai-me faltando o tempo... Estão, contudo, em vossa casa.