O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Curso de Literatura Portuguesa na Galeria Matos Ferreira

MATOSFERREIRA - GALERIA DE ARTE

BAIRRO ALTO - Rua Luz Soriano, 18 / 1200 - 247 LISBOA * Tlf: 213 230 011 Tlm: 962 953 722

CURSO DE LITERATURA PORTUGUESA

Por DUARTE DRUMOND BRAGA

21 de Janeiro a 11 de Março / 2009

A GALERIA MATOS FERREIRA vai promover em parceria com a ASSOCIAÇÃO AGOSTINHO DA SILVA um interessante Curso sobre Literatura Portuguesa.

OBJECTIVO
O objectivo do Curso é fornecer um panorama da literatura portuguesa da geração de 70 até ao modernismo, um dos períodos mais ricos da nossa tradição literária.

O curso dividir-se-á em dois blocos, o primeiro dos quais respeitante ao período que vai de 1865 até às correntes finisseculares, e o segundo relativo ao modernismo, sendo que a primeira aula de cada bloco será sempre dedicada à necessária contextualização histórico-cultural.

PROGRAMA
I. Da Geração de 70 até às correntes do fim-de-século:
A geração de 70 e os caminhos do Fim-de-Século;
António Nobre: memória individual e memória nacional;
Cesário Verde: a transformação poética do mundo;
Os Pobres de Raul Brandão: a ficção no fim-de-século.

II. O Modernismo Português
O modernismo em Portugal e a modernidade estética;
Poesia de Teixeira de Pascoaes: panteísmo e saudade;
Introdução a Fernando Pessoa;
Alberto Caeiro: ignorância e revelação.

HORÁRIO, INSCRIÇÕES E PREÇO
As aulas serão realizadas em período pós-laboral às quartas-feiras, de 21 de Janeiro a 11 de Março, inclusivé, ou seja nos dias 21, 28, de Janeiro, dias 4, 11, 18 e 25 de Fevereiro e ainda nos dias 4 e 11 de Março, das 19h00 às 20h30.

O Curso tem um limite máximo de 20 (vinte) participantes. O seu preço é de EUR 70,00 (setenta euros), podendo ser pagos em duas prestações de EUR 35,00 cada, devendo a primeira ser paga até 28 de Janeiro e a segunda até 25 de Fevereiro. Inclui material de apoio e confere ainda o direito a certificado de participação.

Os interessados podem-se inscrever através do Tel 21 323 00 11, do Tlm 96 295 37 22, do Email: mfgaleria@netcabo.pt. Em qualquer das opções deverão indicar sempre o número de telemóvel para eventual contacto.

PERFIL DO FORMADOR
DUARTE DRUMOND BRAGA é licenciado em Estudos Portugueses pela FLUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e prepara uma dissertação de mestrado em Estudos Comparatistas sobre literatura portuguesa do fim-de-século.
DUARTE BRAGA leccionou já também cursos sobre cultura e literatura portuguesa dos séculos XIX e XX. Tem publicado alguns trabalhos científicos sobre literatura, cultura e pensamento português, dentro dos quais se destaca a co-organização, com Paulo Borges, do volume "O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa". Pertence à direcção da ASSOCIAÇÃO AGOSTINHO DA SILVA.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este curso vai ser muito bem leccionado. O Duarte escreve muito bem e é uma pessoa boa. Ter mestres assim é um privilégio raro. Temos que aproveitar!