O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

"Há um destino, mas nenhum caminho; aquilo a que chamamos caminho é a hesitação"

- Franz Kafka, Aforismos, edição, apresentação e tradução de Álvaro Gonçalves, Lisboa, Assírio & Alvim, 2008, p.50.

9 comentários:

Unknown disse...

Isto lembra-me o My Own Private Idaho. A estrada é o único caminho aparentemente linear que não o é.

Laura disse...

Por isso mesmo não lhe chamaria hesitação, mas aprendizagem. O tempo não existe, mas nenhum destino se cumpre sem ele. Porque será?

Anónimo disse...

Eu diria, Paulo, que nem destino nem caminho o há. E se o houver é num lugar sempre insituado que não pode exitar fora do caminho, do destino e do caminhar, mas não é nenhum deles. Será um exultar?

Luiz Pires dos Reys disse...

Curioso assinalar, Paulo, a analogia que entre Kafka e Pascoaes aqui me ocorre, a propósito de "hesitação", palavra utilizada por ambos.

Cito de Teixeira de Pascoaes:

"A incerteza, a hesitação, o querer e não querer, o partir e ficar, 'o vaivém da sorte', como diz o poeta, é a própria actividade universal cindida em duas forças contrárias que se neutralizam mutuamente e se condensam, originando um ponto definido na imensidade indefinida, uma luz acesa nas trevas, um grito no silêncio - a Criação!" (("O Pobre Tolo", Bertrand, Amadora, 1973, pág. 17).

E, pouco mais à frente:

"Tudo é lembrança e esperança; duas forças contraditórias e hesitantes no seu ímpeto criador. Hesitam, equilibram-se, casam-se e originam o Existente - uma auto-escultura da Saudade.
A hesitação, que é uma acção indefinida, torna o espaço indefinido e inesgotável - o espaço e o tempo." (idem, pág. 19)


"Uma auto-escultura da Saudade" - fantástica expressão que sempre me impressiona e comove!

Obrigado, Paulo, pelo Kafka que me valeu este Pascoaes.

Unknown disse...

Pois é, no filme eles dizem que não interessa saber o tempo, porque somos intemporais.
Nenhum destino se cumpre sem o tempo porque o tempo é apenas a nossa condição formal para projectar seja o que for que façamos.

Paulo Borges disse...

Lapdrey, o que mais me impressiona na "hesitação" pascoalina é o seu sentido ontológico: tudo hesita entre ser e não-ser, o que o leva a formular a noção de "quase-ser". As coisas não são nem não são, quase são. Por isso, "o mundo é mundo por um triz", como escreve n'"O Homem Universal". Está por pensar o sentido profundo deste "triz".

Quanto ao resto, tudo depende da perspectiva em que nos situamos e, mais radicalmente, de haver perspectiva. Não a havendo, como prefiro, nada há a dizer sobre o quer que seja.

"Bem-aventurado o silêncio das palavras e das coisas" - Nagarjuna.

Agora, havendo perspectiva, e algo a dizer, melhor ver tudo a cada instante cumprido, sem fim nem princípio, sem tempo, processo ou caminho. É aliás isto que acelera o "caminho", enquanto o concebemos por nos concebermos.

Cadinho RoCo disse...

É da hesitação que damos o primeiro passo início de todo nosso caminhar.
Cadinho RoCo

Luiz Pires dos Reys disse...

Caro Paulo,
Vou "atrás" desse "por um triz" na trilha pascoalina!
Entre káiros e táxis...

(Sounds familiar to me! Somehow!)

Será isto arte de ser português, em inglês?
Ou apenas uma pitada de "Presque-rien" e de "Je-ne-sais-quoi" de Jankélévitch, na "engrenagem"?)

Marta Rema disse...

q giro :-)