O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 9 de janeiro de 2009



«hummmm.... looks familiar that name...»

Dory in, Finding Nemo.



(foto minha numa estação de serviço perto da Lousã, ontem).

15 comentários:

Anónimo disse...

Nemo quer dizer Ninguém e Miledh (Mil...) é o nome do fundador mítico de Portugal, Escócia e Irlanda...

Luiz Pires dos Reys disse...

My pleasure, Sir Miledh!

I am Nemo, the Nobody within you...
I am the Son of Abraxas, Founder of the Foundless...
Remember me?
Mil is just one of my nearly infinite domains.
You are my possesion, little one. I am the possession of Anybody in the Nobody of me.

Beware!
Be ready for dying, so you may live as a shadow of your shadow, in the hidden of heights of the Abyss of Darkness, in the highest deepest Nameless Light of you.


(I know no Portugal, no Scotland or Ireland: who are these people? Slavish ones, for sure!)

Anónimo disse...

Everyone who says "I am" is lost.

Marta Rema disse...

Miledh: tás a gozar! :-|

Anónimo disse...

Gozo, sim, de falar tão a sério!

Anónimo disse...

Everyone who says "I am" doesn't exist.

Anónimo disse...

só atrasados mentais

Luiz Pires dos Reys disse...

Também acho, abrenúncio!

Se bem que não ache nada: nada há para achar ou deixar de achar... bla bla bla.

by the way:

Toda a gente que diz "eu disse" parece estar "perdida"... (porque não há a certeza de onde se esteja)

Toda a gente que diz "eu disse" talvez não exista (porque sabe se existe, logo, não sabe se eu existo, e eu também não).

Toda a gente que diz" eu disse" está a contradizer-se...(e.. blé blé blé...)

Toda a gente que diz "eu disse" (eu também estou a dizê-lo), não sabe o que diz... (ninguém sabe!)

Ah, claro, Anónimo, aqui somos todos dos Doidos Anónimos.

Welcome to the club!

Anónimo disse...

Nobody said "I said", except you.

Anónimo disse...

O que é a mente senão um atraso da realidade face a si mesma?

Anónimo disse...

Maísha, como és bel@!

Luiz Pires dos Reys disse...

Quem quer que diga o que quer que diga, amigo "...disse...", já está, só por isso e por si só, por ser voz, a dizer "eu digo" ou "eu disse". Não será?

Ou há voz sem voz, há voz sem fala?
Ainda que silente, ela fala e diz "algo", ainda que nada diga.

Concordo,Interrogativo, com o que diz, se considerarmos o "atraso" como efeito do apego e apreensão ilusória e ilusionante da mente às coisas.
É o apego da mente, e não a mente ela própria, que se "atrasa" face ao real, isto é, que se equivoca com o que seja "real", que se atrasa ao "não-largar" o seu fluxo imparável de "agarramento" e, por aí, de "prisão", de colagem, qual lapa, à "realidade" mais que instantânea.


(Agora vou descansar a massinha esparguética cinzenta um bocadinho, porque "isto" logo de manhã (com a minha idade - passei agora os dezoito - já vou fazer de conta que vou votar, nas próximas chachadas electivas), isto queima muito "fúsível" neurasténico e muita instantaneidade (a)peganhosa atrasante.
Aproveito e, sei lá, imagino que tomo um café... imagino que como qualquer coisa, e depois imagino, mais tarde, que venho aqui, interrogativamente dizer coisa nenhuma a ninguém)

Marta Rema disse...

Miledh: brutal. adoro estas coincidências... não fazia a menor ideia!

observador: obrigad@ :-) tu é que és por dizeres isso!

Anónimo disse...

To say something doesn't mean that there's someone speaking. There's a voice without owner as well as a thought without thinker.

Luiz Pires dos Reys disse...

Isso, amigo(a)"... disse...", isso mesmo:

...e o ovo nasceu antes da galinha...
e o contrário também...
e ninguém pôs o ovo...
e a galinha nasceu de si mesma...
e de ninguém também ...

"a voice without owner?
a thought without thinker?"
Quem?
Quando?
Onde?
Há testemunhas do "acidente"?


Ou o meu amigo é Teresa d'Ávila ou... está com uma certa auto-incontinência...

Não joguemos com as palavras, que elas rebelam-se, amigo...
Respeitemo-las...
ainda que nos desrespeitemos...

Há quem tenha a vida presa por uma... e espere que ela seja verdadeira.