O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 10 de janeiro de 2009

P´RA PULAR

Tanto mal que se tem feito
Com vista a que o Bem se instale
Não daria mais proveito
Tentar evitar o Mal

5 comentários:

Anónimo disse...

Não discordando da moção preventiva, sou mais pelo princípio activo de Cristo: fazer ao próximo o que se gostaria de receber do mesmo, e não: "não fazer o que não se quer que nos façam".
E o Platero é activíssimo nestes seus presentes versejantes de extrema graciosidade e ideia.

platero disse...

grato, Tamborim

a quadra popular surge a propósito da Guerra actual Israel_Palestina

aberta a tantas leituras quanto os seus leitores

Anónimo disse...

"Se alguma coisa odeio, é um reformador. Um reformador é um homem que vê os males superficiais do mundo e se propõe curá-los agravando os fundamentais"

Anónimo disse...

Isso é porque o Bernardo é sempre aquela "placa fotográfica prolixamente impressionável" rsrsss Então generaliza, odeia, "faz charme"...pessoíces!

platero disse...

A Bernardo Soares (outro)

num velho poema, de que guardo de memória dois ou três versos, dizia uma coisa que sentia à feitura dele tanto quanto agora:

"....não tenho amigos
nem inimigos
não tenho nada
que valha a pena"

sei hoje que posso ser odiado enquanto reformador.
Isso, Caro B. Soares, tomo-o como dádiva dos deuses.
Obrigado