O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


terça-feira, 17 de março de 2009

Da rosa e do (a)mar

imagem google

da orla do silêncio, a companheira noite que nada mais fazia do que render-se à solidão dos tempos, ao vazio do espaço e ao amor, do ser, caminhante.

o quase-tudo em vestígio de nada quedava-se em lágrima, murmúrio, queda de anjo, cujas asas são ondas de mar, calmo e revolto, azul e verde, cuja espuma toca a face de ente perdido.

escuto devaneio...recolho-me em suspiro...e exalo o odor de um perfume de rosa a desabrochar em coração de (a)mar.

4 comentários:

Rui Fernandes disse...

Leio, repetidamente. Mas o perfume da rosa, ou a sua memória, leva-me para outras paragens...

Sinto-me bem ao ler as suas palavras. Agradeço, também.

Anónimo disse...

Esta rosa é uma morada de anjos e murmúrios...aqui me demoro antes de continuar com o que é ruído e confusão...

sorriso

guvidu disse...

Obrgda, Rui.
Estas palavras foram escritas p/volta das 4h da manhã...Para ser sincera, foi daquelas vezes em q parecia estar em "transe" e nem eu própria percebo, com clareza, o seu significado,daí a ter colocado aqui como "teste".
Tb me toca mais a última parte, sobre a rosa e seu aroma em entrelace de (8a)mar.
Obrigada.
Namastê

guvidu disse...

Isabel, mt obrigada por ter captado tão bem essa essência de rosa como "morada de anjos e murmúrios". Ainda bem q estão afastados do ruído e confusão. :)
Um bj luz e paz