O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 9 de março de 2009

Os Direitos Humanos

"A noção de direitos humanos é uma noção muito mais ambígua do que pode parecer. O primeiro paradoxo dos direitos humanos é que, por definição, nunca existe uma lista definitiva de direitos humanos. Regra geral, nunca temos todos os direitos humanos. Os direitos humanos pressupõem sempre mais alguma coisa. Não podemos simplesmente objectivá-los e dizer que há uma série de direitos humanos."

- Slavoj Zizek

22 comentários:

Anónimo disse...

"If one could reduce the portrayal of Cioran to one short paragraph, then one must depict him as an author who sees in the modern veneration of the intellect a blueprint for spiritual gulags and the uglification of the world."

Tomislav Sunic, "Emil Cioran and the culture of death" (http://planetcioran.blogspot.com/2006/10/emile-cioran-and-culture-of-death.html)

Anónimo disse...

O que tem o cu a ver com as calças?

Luiz Pires dos Reys disse...

Muito concordo, cara Luiza, em que falar de direitos remete para uma espécie de saldo numa conta dum banco imaginário onde tudo fosse ou deve ou haver, em nós.

Bem sabemos (sabe quem saiba cumprir-se sem passar pelo funil do direito, nem pelo constrangimento do dever), bem sabemos que nunca é uma coisa ou outra, estanquemente, mas o seu movente misto.

Abraço, grato pelo tema pertinente.

Luiz Pires dos Reys disse...

Cara chata,
A minha amiga não terá vestido (a crer nesse seu aparte do... vernáculo traseiro) umas calças com o número errado, não?
Um abraço chato, para si!
Que chatice!

Anónimo disse...

Para haver uma lista, é porque não estarão a ser "cumpridos". Para quando uma lista de "deveres humanas"?

Anónimo disse...

ninguém quer saber de mim, não passo dum resíduo sólido...

Anónimo disse...

Isso mesmo, grande parte das pessoas e instituições deste país considera-vos apenas resíduos sólidos... triste verdade.

Luiz Pires dos Reys disse...

Enquanto os "resíduos sólidos" viverem, de facto, como se o fossem, não poderão esperar que quem apenas se lhes vendeu para lhes comprar o voto, e nisso um pouco da vida, faça algo mais do que ser fiel a isso mesmo: ser traição desde o começo... até final!

Anónimo disse...

Lapdrey, não entendes que "resíduos sólidos" são os animais!?... Nunca pensas neles, pois não?...

Luiz Pires dos Reys disse...

Caro Anónimo,
Porque é que uma translação de sentido é entendida como um desentender? Não venho porquê?
Ou antes: vejo nisso, sim, o desentender de quem desentende precisamente no limite do seu entender.

É bom fugirmos disso: somos tão pouca coisa, afinal...
E os animais são-nos exemplares para tanto em nós...

Anónimo disse...

obrigado, Candido Vilela e Anónimo. Felizmente, ainda há alguém que se lembra de nós e nos protege... mas infelizmente, outros há, que só se lembram de nós no prato!

Anónimo disse...

Sou um pobre diabo “com alma” e já de tudo me aconteceu… e nem um lamento! O que são os direitos humanos? Pois, que se cumpra a lista dos deveres, como muito bem diz o Rui!

Anónimo disse...

“ - Está demonstrado que o que existe não pode ser diferente; porque, tendo tudo sido criado para um fim, tudo é necessariamente para o melhor dos fins. […] quem afirma que tudo está bem diz apenas uma asneira. É preciso afirmar que tudo vai pelo melhor.”

Anónimo disse...

“Pediu esmola a diversas personagens importantes e todas lhe responderam que se ele persistisse nesse ofício seria internado numa casa de correcção para o ensinarem a viver.
Em seguida dirigiu-se a um sujeito que acabava de falar, sozinho, e durante uma hora, sobre assuntos de caridade numa numerosa assembleia.”

Anónimo disse...

“ - O que fazeis aqui? Sois pela boa causa?”

Anónimo disse...

“ - Não há efeito sem causa. Tudo está perfeitamente encadeado e arranjado pelo melhor. Estava escrito que eu fosse expulso da casa da menina Cunegundes, que passasse pelas varetas das espingardas, e que mendigasse o meu pão até poder ganhá-lo: tudo isso não poderia ser de outro modo.”

Anónimo disse...

“ - Meu amigo, creis que o Papa seja o Anticristo?”

Anónimo disse...

“ - Ainda não tinha ouvido dizer isso, mas quer ele o seja quer não, o que é certo é que me falta o pão.”

Anónimo disse...

“ - Tu não mereces comê-lo. Vai-te, malandro! Vai-te miserável, e nunca mais te acerques de mim.”

Anónimo disse...

“A mulher do orador deitou a cabeça fora da janela, e ao ver o homem que duvidava que o Papa fosse o Anticristo, despejou-lhe sobre a cabeça um … Ó céus! A que excessos o zelo religioso impele as damas!

… Jacques, observou a forma cruel e ignominiosa como estavam tratando um dos seus irmãos, um ser com dois pés e sem plumagem, e, para mais, dotado de uma alma. Levou-o para casa, limpou-o, deu-lhe comida e cerveja, presenteou-o com dois florins, e … “

Anónimo disse...

“ – Mestre Pangloss bem me dizia, tudo vai pelo melhor neste mundo, porque eu estou infinitamente mais comovido pela vossa generosidade do que indignado pela dureza desse senhor de capa negra, e da senhora sua esposa.”

luizaDunas disse...

BonDia,

A veneração do intelecto pode de facto tornar feio o mundo aos olhos de quem ao intelecto se circunscreve. Pensar, no entanto, não é intelectualizar nem Cuidar dispensa ou desconsidera o intelecto. Os direitos humanos incluem, na essência, os animais e a natureza, e não são convencionáveis, digamos assim.

Os direitos implicam deveres, naturalmente, isto é, deveres naturais à relação com o outro, seja humano, animal ou vegetal. O direito-dever são princípios interdependentes como o yin-yang: yin-yang formam uma unidade e são complementares; o yang contém a semente do yin e vice-versa; nada é totalmente yin ou totalmente yang; o yang transforma-se em yin e vice-versa.

A arte e ciência da interrelação está na Ética. E como a chave da Ética é a liberdade, é uma sorte chegarmos ao ponto de haver uma Lista, por um lado. Por outro, o processo de Listagem embora seja em nome da Natureza é um constante desafio à mesma.