O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Saudade

Eis-me de volta: olá a todos. Agradeço desde já a Paulo Borges por me dar a (segunda) oportunidade para escrever neste espaço. Pensei, para este primeiro post, alterar uma letra dos Xutos & Pontapés, de "só sei que amar é querer-me a mim" para "só sei que amar é querer-te a ti". Feito. Agora, interrogo-me catarticamente sobre o que será a saudade, tão falada neste espaço. Pergunto, então: o que é a saudade? E será um sentimento exclusivamente português? Estamos já a avançar que é um sentimento e a resposta à segunda pergunta é: não, a saudade não é um sentimento exclusivamente português. Penso que sente saudade todo aquele que ama, no presente, e que se encontra apartado do "objecto" amado. Posso estar errado, mas julgo que é quase como o ciúme, sentimento possessivo, distinta da melancolia, sentimento difuso que nos aproxima da apatia. E como distingui-la da nostalgia? Não é a nostalgia o rememorar de momentos passados? E, quando nostálgicos, dizemos - ah... saudade! Li, algures, que a saudade é uma mistura de memória e desejo, o que é bastante óbvio - memória do "objecto" amado, desejo de o ter de novo. Penso, sobretudo, que sente saudade quem ama e que essa saudade é a vontade de ter presente o "objecto" ausente que tanto ama. Talvez fosse interessante distinguir entre estes três sentimentos: saudade, nostalgia e melancolia.

9 comentários:

Anónimo disse...

penso que a saudade é essencialmente falta. A questão é não querermos voltar ao que nos falta, a incompletude é constitutiva. A plenitude seria a nossa demissão da condição humana. Somos a saudade.

afhahqh disse...

Também penso que a saudade é essencialmente falta e amor - falta de algo ou alguém que se ama. "Somos a saudade", somos a falta - "não queremos voltar ao que nos falta": mas somos saudosos... pensamos no "objecto" amado... isso não é um tanto ou quanto sofredor?, ou queremos demitir-nos da condição humana?

Boa reflexão.

De qualquer das formas, ia substituir o post por outro mas, entretanto, o computador bloqueou.

afhahqh disse...

Vivemos na perda...
Vivemos a perda...

Paulo Borges disse...

Porque não nos havíamos de demitir ou libertar da condição humana se esta é uma condição e porventura o que há de mais humano é aspirar ao incondicionado?

afhahqh disse...

Mas enquanto somos vivos somos condicionados: pela fome, pela dor...

Anónimo disse...

Enquanto somos vivos, não; enquanto somos ignorantes.

Isabel Santiago disse...

Olá Nuno,

gosto dos regressos. Regressar é também uma ideia bonita. Tem uma generosidade que não sei de onde vem. Mas que o envolva, o inspire para os textos e para o diálogo...

Paulo Borges disse...

Nuno, mas não será mais verdadeiro, porque irónico, dizer "só sei que amar é querer-me a mim"!?... Não é isto uma denúncia do nosso falso amor comum, que na verdade é muitas vezes apego egocêntrico?

afhahqh disse...

Nesse sentido de denúncia, sim; mas não parece que seja assim na canção. Parece que é mais o amor como força locomotora - "dá-me o poder de inventar, de conseguir, atravessar um grande rio...".

Olá Isabel. Obrigado pelas palavras.

É verdade que muitas vezes há apego egocêntrico, mas penso que tem de haver uma viragem para dentro para haver reflexão. Por exemplo, na ética. Penso que a verdadeira ética é uma reflexão sobre nós mesmos, feita por nós. Daí pensar ter de haver viragem para o ego. E lá dentro encontramos memórias, a imaginação, desejos, atitudes, e assim por diante. Digo "ego" apenas neste sentido, de mente, homem interior, chamemos-lhe o que quisermos.