O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sobressaltos - “Que há dentro deste ser, que não tem limites? "

“Que há dentro deste ser, que não tem limites? Que há dentro deste ser de real e verdadeiro? Cada um assume proporções temerosas. Caem lá dentro palavras, sentimentos, sonho – é um poço sem fundo, que vai até à raiz da vida. À superfície todos nós nos conhecemos. Depois há outra camada, outra depois. Depois um bafo. Ninguém sabe do que é capaz, ninguém se conhece a si próprio quanto mais aos outros, e só à superfície ou lá para muito fundo é que nos tocamos todos como as árvores de uma floresta – no céu e no interior da terra. De mais baixo ainda vêm terrores, ânsias, desespero… A maior parte das criaturas não só se ignoram como não passam nunca da camada superficial.
É um erro supor que o homem ocupa um espaço limitado no universo: cada homem vai até ao interior da terra e até ao âmago do céu. A parte de cima foi cortada, mas o que resta da alma é um poço sem fundo. Uma obscuridade”

- Raul Brandão, Húmus, Lisboa, Vega, 1991, 3ª edição, pp.47-48.

7 comentários:

Calo disse...

Somos um blog escrito por todas as mãos do mundo!

trans disse...

Que pode haver no que não tem limites senão essa ausência e nem isso?

Paulo Borges disse...

Se o sentisses nem falavas... Ou, ao falar, proferias um verbo apocalíptico que dissiparia o mundo.

Lídia disse...

Que há dentro de uma bola de sabão senão o espaço infinito!? Assim somos nós.

Pedro Freitas disse...

Raul Brandão!... Que me recorde ninguém até agora o citou. Grande autor, muito esquecido.

Anónimo disse...

O que quer dizer a parte de cima haver sido cortada?

Laura disse...

A nossa alma pode ser um abismo sem fundo. Mas à superfície flutua, de quando em quando, a Alegria primordial.