O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Eu não Quero o Presente, Quero a Realidade

Vive, dizes, no presente,
Vive só no presente.

Mas eu não quero o presente, quero a realidade;
Quero as cousas que existem, não o tempo que as mede.

O que é o presente?
É uma cousa relativa ao passado e ao futuro.
É uma cousa que existe em virtude de outras cousas existirem.
Eu quero só a realidade, as cousas sem presente.

Não quero incluir o tempo no meu esquema.
Não quero pensar nas cousas como presentes; quero pensar nelas
como cousas.

Não quero separá-las de si-próprias, tratando-as por presentes.

Eu nem por reais as devia tratar.
Eu não as devia tratar por nada.

Eu devia vê-las, apenas vê-las;
Vê-las até não poder pensar nelas,
Vê-las sem tempo, nem espaço,
Ver podendo dispensar tudo menos o que se vê.
É esta a ciência de ver, que não é nenhuma.

Alberto Caeiro, in "Poemas Inconjuntos"
Heterónimo de Fernando Pessoa

11 comentários:

Anónimo disse...

eu queria o fim da estupidez mas aqui neste blog ja percebi que pretendem o oposto

Anónimo disse...

Olha, olha, sera que é o mesmo grande arauto contra a estupidez que tanto a denuncia na Nova Águia? É que esta forma de escrever é parecidissima à dele…

Anónimo disse...

As frases do primeiro anónimo soa a uma cantilena daquelas que até dá para dançar umas polkas: Eu e só eu e mais eu e apenas eu, eu, eu, eu, eu, eu.
Eueu eu eu eueu, eueueu eueueu eueueu eueu.
Eueueu eueueu eueueueu eueueu eueu eueu.
Eeeeeeeeeeeeeeeeu eueueeueu, eueueu eu eu eu eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu!

Liliana Gonçalves disse...

Ao primeiro anónimo...

Resolva os seus males interiores, ou exteriores, de outra forma. O Alberto Caeiro não nos traz a estupidez, e decerto saberá disso.

Anónimo disse...

E vejam outros bloges como o bar do ossian e aqueles ligados ao PNR. perceberam agora? isto e tudo uma grande conspiracao!!!

Anónimo disse...

Oh!, cara «ananónima», ainda não percebeste que por estas bandas serpentíneas já toda a gente percebeu os teus truques de plantar pistas falsas para depois t'armares em grande vítima? Deixa de ver tantas fotonovelas brasucas para não andares sempre com a cabecinha prenhe de intrigas e conspirações!!!!

Pedro Nuno disse...

Que giras estas pessoas sem piada nenhuma!... A quem me refiro? Que sei?

baal disse...

ainda pensam que fugi dos skins, nem pensem... eu seu o deus da vingança e não gosto de fascistas.
a sério, que raio de confusão...

Anónimo disse...

pelo menos com a ariana isto vai esquentar, oh se vai

Anónimo disse...

oi lili me xupa de novo o pau, da outra vez gostei pra caramba

guardian of the absolute disse...

We're living in our units
And one thing we can do is
Work for a life without a fate!

We don't pay any taxes
But the state is the axes
Of our minds without love without hate!

We have a higher order!
No one needs to be a hoarder!
Our society is such a glorious thing!!

In our centers we can dream of
Anything you never think of
You can't say we are puppets on a string

Our minds are kept so clean
Checked up on a screen
They're holy men, they're saints
With(out) them we might all fail

We don't know war and crime
Things of ancient times
We just see it if we put on video

The blue pass is for my life
And the red one's for my wife
It's the only thing we really need to show

There are still some without rules
But I tell you, they're all fools
The Guardians will find them as we've seen!

We got banks where we freeze them
They get new brains screwed in then
And act contrarily to what they have been

Guardians of our lives!
Protect security!
They turn the key, and they step in
Controlling you and me...
Guardians of our lives,
Take care eternally!