O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 18 de julho de 2009

"O verdadeiro teste moral da humanidade..."

"A verdadeira bondade do homem só pode manifestar-se em toda a sua pureza e em toda a sua liberdade com aqueles que não representam força nenhuma. O verdadeiro teste moral da humanidade (o teste mais radical, aquele que por se situar a um nível tão profundo nos escapa ao olhar) são as suas relações com quem se encontra à sua mercê: isto é, com os animais. E foi aí que se deu o maior fracasso do homem, o desaire fundamental que está na origem de todos os outros"

- Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser, tradução de Joana Varela, Lisboa, Dom Quixote, 2000, p.329.

6 comentários:

Anónimo disse...

Quem julgas q'enganas com esta conversa??? Os animais nao servem de mascara

mimo disse...

Onde é que li que a moralidade é privada e a decência pública?

pira-te disse...

Teste da moralidade? Qual moralidade? A da sardinha assada e do bailarico larico com as mãozinhas erguidas aos céus para que os estalidos dos dedos se oiçam melhor? Ou a do vinho tinto que insiste em lavar a bigodaça do saloio em cada bota-abaixo e manda que os braços circundem a Maria com um sorriso desdentado acompanhado de um arroto que se prolonga na distância e na alma de quem a tem?

A mim não me cortam o cabelo!

!? disse...

Comentários indignos de posts sérios... Dedos a bater nas teclas, movidos pela estupidez.

pianista disse...

Hum...

Observador disse...

A humanidade chumba constantemente neste teste... Nunca passa da cepa torta.