O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Conheces tudo o que o teu corpo contém?

"No íntimo deste corpo existem o Monte Meru, os sete continentes, lagos, oceanos, montanhas, planícies e os protectores dessas planícies.

Nele também residem os videntes, os sábios, todas as estrelas e planetas, as passagens do rio sagrado, os centros de peregrinação e as divindades desses centros.

Nele rodopiam o sol e a lua, que são as causas da criação e da aniquilação. Do mesmo modo, ele contém éter, ar, fogo, água e terra.

Todos os seres encarnados nos três mundos, em conexão com o Monte Meru, existem no corpo junto com todas as suas actividades.

Aquele que conhece tudo isto é um yogi. Não há dúvida acerca disto"

- Shiva-Samhita, 2, 1-5 (manual de Hatha-Yoga do séc. XVII)

6 comentários:

Balalau Gomes de Montado disse...

A sua anatomia eu conheço, tem a tripa ligada ao cérebro, só pensa merda, só escreve merda mas se acha um iluminado sábio, quando não passa de um pobre de cristo precisando internamento.

Anónimo disse...

Olha que não... E quem precisa de internamento somos nós por aquilo que cremos escrever...

Semente disse...

Caro Paulo,

Que belo será esse conhecimento!
O corpo que temos é uma perfeição só. O seu funcionamento, as suas funções e segredos ainda por descobrir são fantásticos...
e, visto assim por essas palavras de sonho de Shiva, fazem-nos ver que a perfeição do universo é de tal modo, que podemos encontrar lagos e estrelas, todos os elementos, montanhas e protecção, rios sagrados e suas divindades...

Que belo post!
Obrigada pela partilha maravilhosa de hoje.
Deixo gotas salgadas vindas de um Mar que pode ser perto ou longe*

João de Castro Nunes disse...

Será que o país tem instalações suficientes para "internar" tantos BABALAUS que por aí pululam?!... JCN

Paulo Feitais disse...

É Paulo, o nosso corpo também contém todas as 'porcarias' (é claro que nada é positivo ou negativo em si) que desaguam no nosso entorno.
Quanto às mentes que se escandalizam com as 'nossas' (acho que estamos todos implicados em certos arrufos) manias, há que fazer uma petição, escrita a preceito, a quem de direito, para certas pessoas não serem obrigadas a virem à Serpente. Talvez assim pudessem existir mais uma ou (com sorte) duas (porque por mais que se multipliquem os avatares, haverá poucas almas no mundo tão fixadas) pessoas a poderem dedicar-se à nobre tarefa de 'salvar o mundo'.
Safa!
:)

Anaedera disse...

Haja pobres de Cristo internados ou fora de grades,

pena mesmo é que os loucos tenham que andar à solta