O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 22 de agosto de 2009

A dualidade dos tolos

"Os tolos projectam erroneamente escravidão e libertação, que são atributos da mente, sobre a Realidade, tal como a sombra lançada sobre os olhos por uma nuvem [é projectada sobre] o próprio Sol. Pois esta imutável [Realidade] é Consciência não-dual e livre" - Shankara, Viveka-Cudamani, 571.

8 comentários:

Paulo Feitais disse...

O tapar o Sol com as "peneiras", a consciência crítica/discriminadora e o seu armamentário...
A própria palavra 'consciência' pode ser dualística, embora um co-nascimento possa ser uma forma de fusão, de transfusão.

afhahqh disse...

Excepto se a mente é sem atributos.

afhahqh disse...

Nesse caso todos os atributos são da Realidade, excepto os imaginários, que podemos considerar trans-históricos, termo usado há dias noutro comentário.

Anónimo disse...

«Tal como o fogo aceso reduz a cinzas o combustível, assim, ó Ardjuna, o fogo do conhecimento reduz todos os actos a cinzas.»

Bhagavad Guitá, IV, 37

Anónimo disse...

«Sou eu quem acerta no alvo, ou é o alvo que acerta em mim?»

Eugen Herrigel, Zen e a Arte do Tiro com Arco

baal disse...

é verdade mas até quando escravos? reconheço que no actual estado da humanidade a libertação é mais possível do que nunca, por outro lado depois de tanto tempo de escravidão parecemos tolhidos pelo medo da libertação (tanto da mental, como material).

Paulo Borges disse...

Creio que o fundamental é reconhecer a liberdade presente desde sempre em nós, anterior à dualidade libertação-escravidão. É isso que nos permite "libertar-nos" dessa dualidade e contribuir para que todos dela se libertem.

Anónimo disse...

Finalmente um bloge que defende a liberdade de expressão!!!! Heil Hitler

Na II guerra só morreram uns poucos milhares de judeus, não houve tempo pra mais, mas agora os nossos camaradas iraneanos irão terminar o trabalhinho

Portugal só renascera quando matar a pretalhada toda que por aí anda

Por isso dizemos bem-alto

MORTE AOS PRETOS

MORTE A TODOS OS EMIGRAS

MORTE AOS GAYS

MORTE AOS CIGANOS

MORTE AOS MONHES

MORTE AOS SEMABRIGO QUE NOS SUJAM AS RUAS

E O OBAMA É UM MACACOIDE !!!!! NASCEU EM AFRICA