O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


sábado, 22 de agosto de 2009

saber viver

para a filosofia no princípio era a contemplação, para os poetas continua a ser... mas é preciso crescer e crescendo criámos a nova face do mundo (e a possibilidade de outros), aprendemos a morrer já que viver é a nossa luta e a nossa condenação.

5 comentários:

João de Castro Nunes disse...

REGRA DE OURO

Só com a idade, ao cabo da existência,
é que se chega, creio, a perceber,
em toda a sua lúcida evidência,
em que consiste a arte de viver.

Importa, antes do mais, reconhecer,
como se fruto fosse da ciência,
que é necessário procurar manter
até final o sol da adolescência.

Evite-se exprobrar a juventude,
por onde já passámos nós também,
pois ela deve ser como convém.

O mal mais grave da longevidade
é, face à natural decrepitude,
perder-se o ardor... da criatividade!

JOÃO DE CASTRO NUNES

Amélia disse...

Pergunto ao doutor Paulo Borges:

. até formar o seu partido o que fez pelos animais?
. quantos animais tem em sua casa?

Anónimo disse...

Finalmente um bloge que defende a liberdade de expressão!!!! Heil Hitler

Na II guerra só morreram uns poucos milhares de judeus, não houve tempo pra mais, mas agora os nossos camaradas iraneanos irão terminar o trabalhinho

Portugal só renascera quando matar a pretalhada toda que por aí anda

Por isso dizemos bem-alto

MORTE AOS PRETOS

MORTE A TODOS OS EMIGRAS

MORTE AOS GAYS

MORTE AOS CIGANOS

MORTE AOS MONHES

MORTE AOS SEMABRIGO QUE NOS SUJAM AS RUAS

E O OBAMA É UM MACACOIDE !!!!! NASCEU EM AFRICA

Orígenes disse...

A imitação de um nazi versão sos racismo. Não enganam ninguém, inventam os vossos inimigos, mas como se fartam de dizer, os inimigos estão dentro de vocês, são os vossos fantasmas, e estão é rodeados pela indiferença, sós e tristes. Não aprendem.

Paulo Borges disse...

Cara Amiga, o que lhe posso dizer é que nasci e cresci com animais em casa e depois tive os meus próprios. Mas não protejo só os animais fofinhos: gosto particularmente daqueles que horrorizam toda a gente, ratazanas, cobras, escorpiões, aranhas. E insectos: melgas, moscas e mosquitos, aos quais ofereço o meu sangue com todo o prazer.

Agora outra coisa é achar-se que fazer alguma coisa pelos animais se limita a tê-los em casa, às vezes de forma bem egoísta, para nos compensarem da solidão. Peter Singer, por exemplo, um dos maiores responsáveis pelo movimento mundial de libertação animal, não tem nem gosta particularmente de ter animais em casa. Fazer alguma coisa pelo bem dos animais é também consciencializar as pessoas de ue são seres sencientes, que procuram fundamentalmente evitar a dor e experimentar o prazer e o bem-estar, tal como nós.