O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Metade Caminho metade Raio



O meu coração, ó divino!

É como o cego na estrada:

metade caminho, metade raio;

Metade busca, metade sossego.

E o teu corpo e alma, ó bem-amado!

são como a árvore do bosque

E a sua sombra:

Metade real

Metade Saudade.

4 comentários:

Semente disse...

Querida Saudades,

mergulho nas águas geladas de inverno
(como mergulho sempre, mesmo quando as águas são quente e estamos no verão da vida)
e leio estas metades todas.
Acredito nelas como metades que são. Não as vejo como opostas.

Tenho saudades de deixar gotas de Mar* para ti e outros amigos.
Hoje deixei :)
beijinhos*

Anónimo disse...

Grata, Sereia.

Vês bem que não são opostas. Em verdade... nem são metades.. nem partes. São o todo que cada um, na parte que é, derrama sobre o mundo.

A água que te sumerge, emerge-te também, em Saudade. Árvore e sombra, sombra que é árvore do avesso de ser. Árvore que é sombra do verdor de Ser.

Sereia e Mar: as gotas que mandas hão-de voltar ao mar. Porque sim!

Grata por este passeio e mergulho no mar (contigo não tenho medo, Sereia!) contigo que dominas o elemento, eu que o adoro e me fascina do mesmo modo que me "abisma".

Umas gotas que guardo, para semear também a Tristeza que tenho nesta Alegria da tua vinda, Sereia.

Saudades

platero disse...

Lindo como sempre
:
metade sol, metade vontade de o guardar

Anónimo disse...

Platero: Para ouvir por inteiro, não metade:

http://www.youtube.com/watch?v=RLSP_GvaErM

Um beijo.