O CAMINHO DA SERPENTE

"Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo [...]".

"Ela atravessa todos os mistérios e não chega a conhecer nenhum, pois lhes conhece a ilusão e a lei. Assume formas com que, e em que, se nega, porque, como passa sem rasto recto, pode deixar o que foi, visto que verdadeiramente o não foi. Deixa a Cobra do Éden como pele largada, as formas que assume não são mais que peles que larga.
E quando, sem ter tido caminho, chega a Deus, ela, como não teve caminho, passa para além de Deus, pois chegou ali de fora"

- Fernando Pessoa, O Caminho da Serpente

Saúde, Irmãos ! É a Hora !


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"Os deuses cheiram a diabos"

- Murilo Mendes, Conversa Portátil.

1 comentário:

baal disse...

sobre o ser eo parecer aconteceu-me recentemente uma experiência inaudita (comento-a em nome da liberdade serpentina e como auto-convencimento, mas também para opiniões sobre casos já estudados):
estava a jantar com uma amiga (que está cansada e sob tratamento psiquiátrico ligeiro) a conversa desenrolava-se calmamente quando proponho um projecto (que não posso citar) como uma brincadeira, e então deparo-me com uma transformação total: olhos começam a escurecer, as feições tornam-se aquílinias, não retirando as mãos dos lábios, e pergunto-lhe és a .... a resposta (com outra voz)foi não!!!
nasci em constantinopla e o meu nome é constantino (aqui parece-me sugestão de um filme que não vi).

experiência estranha.
declaro que não estou em tratamento com psicotrópicos,
declaro que tinha bebido o habitual (não é pouco mas não alucina).

lembro-me de alguns casos em freud,

é impressionante o ser e o parecer.
pelo pensamento transmuta-se o físíco?